sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Segunda Etapa

TEORIA E CÁLCULOS



Objetivo geral: Projetar e fabricar um Looping, para estudo dos conceitos da Dinâmica dos corpos.

Objetivo especifico: Criar um looping com uma base de mdf e um trilho T-Milter de alumínio onde uma esfera de metal irá rolar. Criar um sistema para parar a esfera após ela percorrer todo o percurso do looping.


Para o desenvolvimento do projeto, muitas teorias físicas precisaram ser estudadas e, entre elas estão a energia cinética, teoria da conservação de energia, momento de inércia e força de atrito.
No momento do abandono da esfera no topo do looping ela tem apenas Energia Potencial Gravitacional, sendo que esta existe por conta da altura antes do abandono, apesar de ainda não existir movimento e se transformará em energia de translação e rotação e, no topo do looping, também terá energia potencial. A energia potencial gravitacional, tanto na altura de saída quanto do topo do looping, é dada pela seguinte fórmula:







Equação 1 : Energia potencial gravitacional

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/299/imagens/image8d.gif
                       Figura 1:  Ideia teórica Looping

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=299


Segundo a teoria da conservação da energia essa energia potencial se converterá, na medida que perder altura, nas energias citadas acima, que são características do movimento. Assim, a energia cinética de translação responsável pelo deslocamento da esfera sobre o trilho, pode ser expressa por:    





Equação 2 : Energia cinética  

Além disso, a energia cinética de rotação está associada à momento de inércia e velocidade angular, sendo o momento de inércia uma maneira de medir a distribuição de massa de um corpo ao redor de um eixo, expressando a dificuldade em rotacioná-lo e a velocidade angular a velocidade com que o ângulo de seu movimento muda. Esta relação é expressa por:





Equação 3:  Energia cinética de rotação



Sendo o I, o momento de inércia de uma esfera sólida, que se expressa por:





Equação 4: Momento de inércia



                                                                Figura 2: raios e diâmetro da esfera 

Fonte: http://www.ensinoadistancia.pro.br/EaD/Fisica-1/aula-7/aula-7.html


Ademais, o W é a velocidade angulas, descrita por:





Equação 5: Velocidade angular 




                                                                  Figura 3 : Arco da circunferência 


Fonte: https://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Cinematica/mc.php

MODELO 3D 

Por fim foi feito o modelo 3D em um Cad, Solidworks com o objetivo de visualizar as dimensões determinadas pela equipe. O desenho teórico será usado como base para o projeto.

Figura 4 : Looping em 3D. Fonte própria 




                                          Figura 5 : Calha do Looping moldada em 3D. Fonte própria 



                                                             Figura 6: Base de Mdf do Lopping em 3D. Fonte própria 

REFERÊNCIAS :


O que é energia potencial gravitacional. KhanAcademy. Disponível em: <https://pt.khanacademy.org/science/physics/work-and-energy/work-and-energy-tutorial/a/what-is-gravitational-potential-energy>. Acesso em: 23 de out. 2018.

Momento de Inércia de sólidos esféricos. Wiki.Disponível em: <http://laplace.us.es/wiki/index.php/Momento_de_inercia_de_s%C3%B3lidos_esf%C3%A9ricos>. Acesso em: 23 out. 2018

[23:46, 24/10/2018] Adriele: HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: Mecânica, vol1. 7 ed. Rio de Janeiro:LTC, 2006. 797 páginas.

[23:47, 24/10/2018] Adriele: O que é energia potencial gravitacional. KhanAcademy. Disponível em: <https://pt.khanacademy.org/science/physics/work-and-energy/work-and-energy-tutorial/a/what-is-gravitational-potential-energy>. Acesso em: 23 de out. 2018



Publicado por : Allan Cláudio Cruz Souza Silva